Camellia sinensis





Atualmente existem cinco principais tipos diferentes de chás provenientes da Camellia sinensis: o branco, o preto (indiano), o verde (japonês e chinês), o preto chinês (oolong) e o vermelho (também conhecido como Pu-erh).

O chá branco é o menos processado dos chás. Ele é produzido a partir dos botões prateados e de folhas selecionadas de Camellia sinensis, que são apenas lavados e secos. Devido a esse processamento mínimo, o chá branco contém mais compostos fenólicos que os outros tipos de chá, sendo o que mais proporciona efeitos benéficos (SILVA e COSTA, 2011).

Ele também melhora a eficiência do sistema enzimático de desintoxicação do fígado, e possui ações diurética, lipolítica, tônica e de estimular a secreção de adrenalina (ARENA, 2008).

Estudos vem demonstrando, que o chá verde, suas catequinas e epigallocatequina gallato (EGCG) são capazes de promover a diminuição do peso corporal e da gordura corporal e auxiliar na prevenção e tratamento da obesidade e de doenças associadas como diabetes, cardiovasculares, e dislipidemias. Os principais meios de ação seriam o aumento da oxidação lipídica, aumento do gasto energético, diminuição da diferenciação de adipócitos, morte celular de adipócitos maduros e diminuição da absorção lipídica e de glicose, diminuição das taxas de triacilglicerol, colesterol total e LDL oxidada (FREITAS e NAVARRO, 2012).

 

REFERÊNCIAS:

ARENA, Eliane Petean. Guia Prático de Fitoterapia em Nutrição. 1. ed. Bauru: Joarte, 2008. 226p.

CARVALHODA-SILVA, Dayse; PAGANINI-COSTA, Paula. Uma xícara (chá) de química. Revista Virtual de Química, v. 3, n. 1, p. 27-36, 2011.

DE FREITAS, Heloisa Cristina Piccinato; NAVARRO, Francisco. O chá verde induz o emagrecimento e auxilia no tratamento da obesidade e suas comorbidades. RBONE-Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v. 1, n. 2, 2012.