Benefícios do Anis Estrelado





Anis estrelado (Illicium verum) é uma especiaria, que possui uma textura de madeira e é usado em vários pratos por causa do seu doce aroma como na preparação de chá, sopa, sumos.

Benefícios Nutricionais do Anis Estrelado: O Anis estrelado fornece cerca de 330 calorias por 100 gramas do seu consumo. Ele é rica em carboidratos, proteínas, fibras e gordura. Ele contém gordura saudável na forma de ácido gordo mono-insaturado e ácido gordo poli-insaturado e tem uma baixa quantidade de gordura saturada. Além disso, Ele é rico em Vitamina A e Vitamina C e dos minerais, como o Ferro, Magnésio, Cobre e Cálcio.

Anis Estrelado Melhora a Digestão: O Aroma do Anis estrelado tem um efeito estimulante sobre várias enzimas digestivas e também promove a produção de saliva. As enzimas digestivas são úteis na desintegração das partículas de alimentos que ajudam no processo de digestão. Um chá do Anis estrelado é um bom remédio para evitar dores de gases e Inchaço. Além disso, Anis estrelado é rico em fibra alimentar, ele também ajuda na ligação das partículas de alimentos que promovem o movimento do intestino.

Anis estrelado Combate Problemas Respiratórios: Anis estrelado tem propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicos. Ele ajuda na remoção de congestionamento. Além disso, Anis estrelado é rico em fitoquímicos como creosol e alpapinene que ajudam a aliviar o congestionamento e podem limpar as vias respiratórias. Vários xaropes para tosse contem seu extrato, devido à presença de muitos óleos voláteis. Eles são úteis contra a tosse seca, asma e bronquite, sinusite O Chá do Anis estrelado é até recomendado quando uma pessoa sofre de gripes ou resfriados.

Anis estrelado Para Mulheres: Anis estrelado é recomendado para mulheres que amamentam. Ele é rico em um composto chamado anetol, que tem propriedades estrogênicas. Ele ajuda a aumentar a produção de leite e tem mostrados eficaz em combater problemas menstruais.

Anis estrelado é bom Para Pele: O Anis estrelado tem Propriedades anti-sépticas e ele é rico em óleos voláteis, como o anetole, álcool anis, limoneno, estragol. Estes óleos voláteis têm anti-séptico e propriedades anti-bacterianas e podem ser aplicado em cortes e contusões.

Benefícios do Anis estrelado Para cérebro: O Anis estrelado é rica em Vitaminas do Complexos B, como a niacina, riboflavina, tiamina e piridoxina. Estes são úteis para manter as células cerebrais ativo e desempenhar um papel fundamental no funcionamento normal do sistema nervoso. Eles ajudam a suprimir o nível de homocisteína, responsável pelo encolhimento do cérebro e pode prevenir a demência.

Outros Benefícios do Anis Estrelado Para Saúde

  • O Anis estrelado tem propriedades anti-bacterianas e ele pode ser mastigado para afastar os germes e mau hálito. É Bastante usado em pastas de dente.
  • O Óleo de anis estrelado pode ser aplicado para combater o reumatismo e dores nas costas.
  • Anis estrelado é rico em ferro e cobre. O Cobre atua como um cofator para várias enzimas. Além disso, o cobre é necessário juntamente com o ferro para a produção de células vermelhas do sangue.
  • O Linolool e a Vitamina C são os antioxidantes presentes no anis estrelado, que pode melhorar a imunidade geral do organismo contra os radicais livres e patógenos

Modo de usar:

infusão a 1% – dose máxima diária: 150 ml.;

– infusão : uma colher, das de café, de anis estrelado em uma xícara de água fervente. Deixar esfriar e coar. Beber uma ou duas xícara por dia.

Tintura – dose máxima diária: 20 ml.

Princípios Ativo : Óleos essenciais, anetol, felandreno, safrol, terpinol, 1,4 cineol.

Efeitos colaterais: Não causa danos á saúde ou efeitos colaterais nas doses terapêuticas indicadas. Pode ocorrer sensibilização muito raramente, com o uso continuado.

Posologia: Adultos: 10 a 20ml  de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água 1,5g de fruta inteira ou sementes secas (1 colher de café para cada xícara de água) em decocto, 2 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs. 1 gota de óleo essencial para cada xícara de água em uso interno, como chá. Crianças tomam de 1 /6 até 1/2 da dose.

Outros usos

Não temos muitas aplicações do anis-estrelado em nossa cultura, mas pode-se preparar um delicioso chá para ser tomado tanto quente quanto gelado. Pode-se ferver leite com alguns frutos do anis e empregar este leite na produção de bolachas, pães ou outros produtos. Usa-se também para a produção de licores ou outras bebidas alcoólicas.

Os chineses utilizam apenas um fruto para temperar pedaços grande de carne, e acreditam que se cozidos juntamente com os frutos do mar evitariam possíveis envenenamentos.

Contraindicações

O excesso de ingestão dessa planta é capaz de causar alguns transtornos, principalmente quando consumida por crianças pequenas. Sintomas como enjoo, náuseas e complicações neurológicas foram relatadas nestes casos.

http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/anis-estrelado.html#.WEmS-rk1FBk

http://chabeneficios.com.br/cha-de-anis-estrelado-conheca-suas-indicacoes/

http://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-do-anis-estrelado-para-saude/

 

Ponto de Venda:

Rua: Dr. Olímpio Teixeira, 110, Carangola- MG

Contato: (32) 999508474 –  WhatsApp: (32) 991985289